sábado, 9 de fevereiro de 2008

ISTRUMENTOS























ISTRUMENTOS


- A(O) Bruxa(o)
Nós somos a maior e melhor ferramenta criada pela Deusa e pelo Deus.Nossos corpos e mentes são capazes de fazer a melhor de todas as magias sem a utilização de um único instrumento mágico. São nossas intenções e energias que conduzem qualquer tipo de trabalho mágico. Existem inúmeros Bruxos (as) que optam por não usar nenhum aparato ritualístico, utilizando sua própria energia como fonte de poder. É necessário salientar que nossos corpos são constituídos pelos quatro elementos da natureza:
Terra: nosso próprio corpo.Ar: nosso sopro e respiração.Fogo: a temperatura do nosso corpo.Água: nossa saliva e nosso sangue.

- O Athame ( Punhal de dois gumes)
Tradicionalmente um Athame deve ter cabo negro e lâmina dupla, mas existem muitos outros modelos que podem ser utilizados. Hoje encontramos Athames de bronze, cobre, prata e vários outros metais ou até mesmo esculpidos em pedras. É habitual em algumas tradições ganhar o Athame na cerimonia de iniciação.
- O Bolline
O Bolline é uma faca com cabo branco, Ele é utilizado na colheita de ervas, na construção de talismãs e amuletos mágicos. Existem alguns modelos de Bolline na forma de uma pequena foice, totalmente de prata, em alusão ao antigo instrumento dos Druidas para a colheita de ervas que possuía essa forma. Ele é um instrumento opcional, visto que muitos bruxos (as) usam o Athame para desempenhar a função de colher ervas e construir amuletos.
- O Bastão
O Bastão pode ser comprado pronto ou pode-se usar um galho de árvore ou um cano de cobre.Há também Bastões de vidro, prata, e outros metais, mas o material clássico ainda é a madeira. Várias madeiras têm diferentes usos e associações mágicas e as melhores para a confecção do Bastão são a macieira, o loureiro, o freixo o teixo o carvalho, a goiabeira, a figueira ou o salgueiro.
- O Cálice
O Cálice ou Taça é utilizado no altar para representar o princípio feminino da água .O cálice junto com o Athame, ou o Bastão , são instrumentos modernos utilizados para representar o "Grande Rito"- a união do princípio feminino (Deusa) com o princípio masculino (Deus) - do qual toda a vida surge.Cálices podem ser feitos de qualquer material. Muitos usam prata ou estanho, mas os de cerâmica, cristal e até mesmo os de vidro podem ser usados. Alguns Bruxos (as) possuem Cálices diferentes para cada ritual.
- O Pentáculo
O Pentáculo é normalmente um disco, um prato de metal ou madeira com a figura de pentagrama dentro de um círculo. Ele é usado para sagrar várias outras ferramentas . É também utilizado como um ponto focal de concentração . É associado ao Norte e ao elemento Terra. Alguns Bruxos usam um pentáculo para invocar qualquer elemento da natureza.Você poderia fazer seu próprio pentáculo com argila ou com uma pedra, pintando o símbolo do pentagrama sobre o material escolhido.Ele é utilizado para consagrar ervas e para carregar magicamente um talismã ou qualquer instrumento que precise de uma dose de energia extra.Representa a ligação do Bruxo com os Deuses.
- O Caldeirão
O caldeirão de ferro , com tradicionalmente três pés, sempre representou a generosidade e as bênçãos dos Deuses. Tido como símbolo de abundância, fertilidade, e detentor de todos os conhecimentos do Universo, em algumas tradições célticas, é associado com Deuses como Bran, o abençoado, Dagda e a Deusa Cerridwen. Baseado nesses mitos, o Caldeirão também representa o conceito de reencarnação e os ciclos de nascimento, morte e renascimento.Simboliza o ventre da Deusa Mãe do qual surgem e surgirão todas as coisas. Quando empunhamos nossas colheres de pau e nossos Caldeirões nos tornamos semelhantes à Deusa e assim somos capazes de criar, moldar e dobrar o nosso destino e a nossa vida.Os caldeirões podem ser associados ao elemento Água e para perscrutar. Às vezes é associado ao elemento Fogo e é na maioria das vezes utilizado para fazer pequenas fogueiras em seu interior, com álcool de cereais e ervas sagradas, ou queimar incenso.Dependendo da intenção e do uso ele pode ser colocado em direção ao Oeste, representando as energias femininas da Deusa, ou ao sul, representando as energias masculinas, ao realizarmos rituais para antigos Deuses como Dagda e Bran.Muitos Bruxos (as)têm caldeirões de vários tamanhos, para diferentes funções e propósitos, pois um caldeirão utilizado para servir de receptáculo de uma fogueira, jamais deve ser usado para preparação de um óleo ou banho mágico.
- O Livro das Sombras
O termo "livro das sombras" vem do inglês Book of Shadows(BOS), um utensílio muito importante e que faz parte do arsenal de todo Bruxo.O Livro das Sombras é um caderno com a capa e a contracapa na cor preta, no qual registramos toda a nossa evolução na Arte. É nele que guardamos todos os encantamentos que aprendemos, as analogias entre elementos e planetas, os sortilégios, as invocações e todas as informações que julgarmos importantes, relacionados à bruxaria. O Livro das Sombras é como um diário mágico, em que você registrará os seus sonhos e os possíveis significados destes, os seus rituais e seus resultados , etc..
- A Vassoura
A Vassoura tem sido associada com a Magia há muito tempo, provavelmente devido à sua forma. É utilizada em ritos de purificação. É comum uma casa nova ser consagrada com ela. Também, é utilizada para purificação de um local carregado.A Vassoura Mágica ou Besom, como também é chamada, muitas vezes é utilizada para limpar a área ritual antes de uma cerimonia começar. É com ela que se faz uma "varredura", como costuma-se dizer.A vassoura passou a ser utilizada na Bruxaria a partir da Inquisição como forma de camuflar o Bastão Magico, cuja ponta ficava escondida entre as cerdas da Vassoura. Ela é um símbolo feminino de poder, e por isso em muitas tradições da Wicca somente as Bruxas fazem uso de uma. As vassouras devem ser confeccionadas pelos seus próprios donos. Basta termos um cabo de vassoura, vários galhos secos e um barbante com o qual possamos amarrar os galhos em volta de uma das extremidades do cabo.Os galhos de planta mais utilizados na confecção são os de: manjericão, a árvore símbolo da Deusa, bétula, que representa o nascimento, o renascimento e é uma erva ótima para proteção, teixo, a árvore da morte e da reencarnação, artemísia, pois afasta a negatividade, além de ser uma das ervas sagradas da Deusa, sabugueiro, planta relacionada à Lua, salgueiro, outra planta relacionada à Lua e à Deusa.
- A Roupa
Vestir-se é opcional para muitos Bruxos (as). Existem algumas tradições em que os Bruxos praticam seus rituais "vestidos de céu"(nus).Os que assim o fazem alegam que a roupa impede que a energia criada pelos nossos corpos circule corretamente e que o ato de trabalharem nus coloca todos iguais perante a Deusa.Outras tradições utilizam mantos, túnicas e jóias ritualísticas em suas cerimônias, normalmente só dedicados a esse uso.O uso ou não de roupas nos rituais é algo muito pessoal, por isso o melhor a fazer é trabalhar magicamente como você se sentir mais confortável.
- O Altar
Os rituais da Wicca são sempre celebrados na presença de um Altar.O Altar, para os pagãos , é ao mesmo tempo a representação física e espiritual da Deusa, do Deus e dos Deuses. Nele encontram-se sempre representados os quatro elementos da natureza. Ele é a nossa fonte de poder, de apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um rito.Para montar um Altar, o primeiro passo é adquirir os cinco Instrumentos básicos e distribuí-los pelo Altar de acordo com suas respectivas direções.
· Pentáculo: no ponto cardeal Norte· Athame: no ponto cardeal Leste· Bastão: no ponto cardeal Sul· Cálice: no ponto cardeal Oeste· Caldeirão: no centro do altar
Um Altar é sempre voltado para o ponto cardeal Norte, o ponto relacionado ao elemento Terra (a Deusa), o ponto dos mistérios e da sabedoria.O lado esquerdo do Altar representa as energias femininas, por isso coloque uma vela preta nesse lado para representar a Deusa.O lado direito do Altar representa as energias masculinas, por isso coloque uma vela branca nesse lado para representar o Deus.O meio do Altar é o ponto onde todas as energias se concentram, por isso coloque uma vela vermelha nesse ponto, representando a Arte, a ativação dos nossos desejos e as energias em constante movimento.
Existem outros utensílios adicionais que podem ser integrados ao altar.Terra - Norte Ar - Leste Fogo - Sul Água - OestePires com sal Sino Lamparina ConchasCristais e seixos de rio Penas Pedras vulcanizadas Areia do marPlantas e flores Incenso Vela vermelha Símbolo de um peixe, cisne, ursoVela marrom Vela amarela Símbolo de uma serpente Chifres Símbolo de uma águia Símbolos de um cervo ou bisão
Símbolos e estátuas que representam a Deusa e o Deus também podem ser colocados sobre o Altar.
O Altar é o ponto de ligação com a Deusa e com o Universo!

Nenhum comentário: